+55 (11) 3723-4399 tecnoplas@tecnoplas.com.br

Cobertura flutuante

É uma tecnologia desenvolvida para cobrir tanques e lagoas. Com diversas aplicações, desde a contenção de odores desagradáveis em lagoas de chorume e lagoas de resíduos industriais até mesmo como reservatórios de água tratada.

Cobertura flutuante

A cobertura flutuante funciona com um princípio completamente diferente dos sistemas convencionais.

Principais benefícios da cobertura flutuante

 

  • Evitar contaminação do produto armazenado;
  • Economizar no tratamento de resíduos;
  • Conter de evaporação;
  • Facilitar o controle de volume do efluente;
  • Promover a segurança de reservatórios escavados no solo.

História do sistema de cobertura flutuante

Em 1958, os EUA começaram a cobrir suas primeiras lagoas com membranas flexíveis parecidas com as utilizadas no revestimento. No começo utilizaram o sistema de insufla ção e em 1962 introduziram o
sistema de cobertura contínua, flexível e impermeável que flutua sobre a água.

Como funciona a tecnologia de cobertura flutuante

A cobertura flutuante funciona com um princípio completamente diferente dos sistemas convencionais. A fixa, por exemplo, possui cabos atirantados ou uma estrutura metálica tipo espacial ambos requerem cálculos muito mais complexos.

Pesando menos que de 2,00 kg/m² (espessura de 2,00 mm) o peso acumulado e transmitido através da água para o solo é insignificante, tampouco transfere forças significativas nos taludes la terais ou na mureta perimetral, assim como nos outros sistemas de ancoragem.

Vantagens do Sistema Coberura Flutuante

Razões para instalar a cobertura flutuante.

Dentre as principais vantagens do sistema, podemos descrever.

 

  • Evaporação
  • Formação de algas
  • Emissão de gases e odores
  • Contaminação natural
  • Contaminação artificial

Ligue para um orçamento:

+55 (11) 3723-4399

Aplicações da Cobertura Flutuante

Conte com a Tecnoplás para atender qualquer demanda que sua empresa possa ter quando o assunto for Coberturas Flutuantes para cobrir tanques e lagoas

R

Evaporação

Com a cobertura flutuante a membrana fica “encostada” ao líquido armazenado e praticamente impede a evaporação.

R

Contaminação natural

A contaminação natural pode provir de folhagens, sementes de plantas, suspensões atmosféricas, animais e chuvas. Animais terrestres e aves de todos os tipos podem utilizar o reservatório como um lugar de descanso, utilizando a água para consumo e banho. Quando isso acontece, introduzem elementos externos – defecam e ocasionalmente afogam – e trazem inúmeros problemas para o reservatório, como entupimento das tubulações e bombas e deterioração dos filtros.

R

Formação de algas

Outro problema muito comum em reservatórios de água é o crescimento de algas que se alimentam de nutrientes e precisam de luz solar. Ainda que a maior parte das algas não seja perigosa do ponto de vista sanitário, as mesmas são responsáveis por odores e sabores da águ

R

Contaminação artificial

As pessoas que acercam os reservatórios tem comumente um impulso de atirar coisas na água. Parece não haver limites para esta conduta: paus, pedras, terrões são os mais comuns, quando não compostos químicos potencialmente perigosos.

R

Emissão de gases e odores

Nos reservatórios de rejeitos agros industriais, há um grande problema com a emissão de gases e odores na atmosfera. Em reservatórios de chorume, a cobertura flutuante tem se mostrado muito eficaz evitando o aumento de volume devido à precipitação pluviométrica e principalmente, evita a emissão de odores na atmosfera.

Galeria Cobertura Flutuante

Confira nossa galeria de aplicações de sistem de Cobertura Flutuante

Segurança Cobertura Flutuante

Reserva tórios descobertos revestidos com geomembranas tornam se verdadeiras armadilhas , pois dependendo da altura da borda livre e da inclinação dos taludes uma pessoa dificilmente consegue sair da lagoa devido ao baixíssimo coeficiente de atrito das membranas.

Sabemos que telas, muros e cartazes de aviso como “proibido nadar” não impedem de algumas pessoas, principalmente crianças a burlarem a segurança para divertirem. Com a cobertura flutuante é possível transitar sobre toda a área do reservatório com segurança e em qualquer nível contido no seu interior.

Ligue para um orçamento:

+55 (11) 3723-4399

Sistemas Mal Dimensionados

Uma cobertura mal dimensionada e projetada acarretará em vários problemas que impedirão o uso da lagoa para seu propósito.

São dois os principais problemas:

  • Primeiro, a água da chuva ficará acumulada sobre a cobertura na ausência de lastros e flutuadores em pontos estratégicos.
  • Segundo, a formação de gases sob a membrana. Com a ocorrência de gases, haverá formação de bolhas (grandes) e a água da chuva ficará acumulada em vários pontos delimitados pelas bolhas, impossibilitando a sua drenagem.

Projeto e Construção

Para que a cobertura possa ser utilizada em qualquer nível, ou seja, cheia, vazia ou em qualquer cota intermediária, a mesma será instalada com a lagoa totalmente vazia, limpa e seca.

Lastros e Flutuadores

Os lastros e flutuadores são os acessórios responsáveis pela “canalização” dos gases e água da chuva. São acessórios imprescindíveis para o bom funcionamento do sistema

Contate-Nos

Rua Santanésia, 528 – Sala 02 CEP 05580-050

+55 (11) 3723-4399

tecnoplas@tecnoplas.com.br

Open chat
Posso te ajudar?